Tratamento Esquizofrenia

Atendendo a pedidos, hoje vamos abordar a questão de como fazer um tratamento psiquiátrico para esquizofrenia. Essa é uma doença psiquiátrica que altera a percepção da realidade e pode se mostrar bastante perigosa.

Ao contrário do que o senso comum afirma, a esquizofrenia nada tem a ver com múltiplas personalidades. Na verdade, o paciente sofre com a produção de pensamentos abstratos e simbólicos que muitas vezes servem como uma resposta a problemas emocionais mais complexos.

Esse quadro tende a persistir por toda a vida. Ele atinge pelo menos 1% da população mundial e pode ser identificado na faixa etária que vai do final da adolescência ao princípio da idade adulta.

Siga com a leitura e entenda melhor como fazer um tratamento psiquiátrico para esquizofrenia.

Tipos de esquizofrenia

Cada tipo de esquizofrenia demanda de um tipo de tratamento diferente. Afinal, cada paciente é único e as suas demandas também se distinguem.

Os tipos de esquizofrenia mais comuns são:

• Esquizofrenia simples: nesses casos, o paciente tem delírios e alucinações. Aos poucos perde a afetividade e se isola das demais pessoas, o que compromete gravemente o seu desempenho no convívio social.
  • Esquizofrenia paranoide: é um grau mais avançado da doença e caracterizado pelo predomínio de delírios e alucinações praticamente o tempo todo;
  • Esquizofrenia heberfrênica ou desorganizada: é percebida principalmente quando o paciente se expressa verbalmente pois ele tem um discurso completamente desconexo da realidade;
  • Esquizofrenia catatônica: nesses casos, os sintomas que o paciente enfrenta são extremamente severos, tanto no aspecto mental como físico pois ele mantém posições bizarras e resiste à intervenção das demais pessoas.

Como fazer um tratamento psiquiátrico para esquizofrenia

Uma vez identificadas as características básicas da doença, chega o momento de traçar um plano de como fazer um tratamento psiquiátrico para esquizofrenia. Para tanto, a ajuda médica é primordial, preferencialmente de uma equipe multidisciplinar com clínico geral, psicólogo, psiquiatra e neurologista.

O tratamento desse distúrbio requer acompanhamento por toda a vida, ainda que os sintomas sejam amenizados ou desapareçam. Se as recomendações não forem seguidas à risca, os quadros de crise provavelmente retornarão.

Usualmente, são aplicadas técnicas de terapia psicossocial e o uso de fármacos. Algumas das metodologias utilizadas são:

• Psicoterapia;
  • Terapia eletroconvulsiva;
  • Medicamentos antipsicóticos;
  • Hospitalização.

Em períodos de crise ou de agravamento dos sintomas, o paciente precisa ficar internado a fim de que sua segurança e a das demais pessoas à sua volta sejam mantidas. Assim, ele também recebe os cuidados exigidos para um momento tão delicado.

É fundamental uma atenção extra com a administração correta dos medicamentos, com a alimentação, com a qualidade do sono e com a higiene do indivíduo. Atividades físicas também podem contribuir com o reequilíbrio dos níveis de neurotransmissores.

A esquizofrenia não tem cura definitiva, mas é plenamente possível mantê-la controlada. Apoiar e cuidar de uma pessoa nessa situação pode ser uma tarefa complexa e desafiadora. Se você precisa de suporte, não deixe de entrar em contato com a nossa clínica e agende uma avaliação hoje mesmo.