Tratamento Alcoolismo

O alcoolismo é uma doença em que a ingestão de álcool causa dependência emocional e física. Seus sintomas podem ser reconhecidos como um consumo frequente e excessivo de álcool, mesmo apresentando problemas de saúde e jurídicos. O alcoólatra pode então, procurar por ajuda encontrando o tratamento de alcoolismo.

O tratamento costuma envolver um aconselhamento e terapia, com um programa oferecido por clínicas de reabilitação. O paciente deve procurar um ambiente seguro e com o apoio médico para conseguir passar pelo processo de desintoxicação, fase comum no tratamento.

O que é o alcoolismo?

Normalmente, o próprio dependente consegue reconhecer o seu problema com a bebida. Não vai precisar passar por um exame laboratorial para avaliar a doença, que pode durar anos ou uma vida inteira. Por isso, é muito importante procurar um tratamento, com cuidados que duram a vida toda.

Os sintomas do alcoolismo estão relacionados ao consumo frequente e repetido de álcool, onde a pessoa já perde a consciência, sente desejo pela bebida, com tremores e suor. Em relação ao seu comportamento, pode ter atitudes impulsivas, agitação, agressão.

Em relação ao humor, os sintomas no alcoólatra sentir culpa, ansiedade, euforia, descontentamento geral. Há uma dependência física da substância, o que demonstra a necessidade de procurar por um tratamento de alcoolismo, com abordagens multidisciplinares para conseguir trabalhar nesses diferentes aspectos afetados pelo vício.

Tratamento do alcoolismo

Quanto ao tratamento, é importante fazer uma avaliação em uma clínica de recuperação para conseguir identificar o tratamento adequado para cada caso. Com isso, avaliar se além da dependência química há algum outro problema, como ansiedade ou depressão. Assim, o tratamento pode seguir um caminho mais específico.

Esse é um diagnóstico bem importante e que consegue resolver diversos problemas, melhorando o desconforto psicológicos. Realizar apenas um tratamento de alcoolismo e não procurar tratar a depressão, não vai adiantar muito, visto que ela é um dos gatilhos para o consumo do álcool, induzindo a recaídas.

Assim, em uma clínica de recuperação, o dependente do álcool consegue encontrar um tratamento que vai procurar melhorar os diferentes aspectos da vida que são afetados pela bebida. Com diferentes profissionais com abordagens multidisciplinares, o paciente recebe o apoio necessário para se livrar dos vícios.

Há também alguns casos em que podem ser trabalhados com um tratamento farmacológico, onde podem ser usados medicamentos que diminuem a vontade de beber. Eles também funcionam diminuindo os efeitos agradáveis que o álcool proporciona, o que contribui para o tratamento.

Esses medicamentos tem uma função de contribuir para o tratamento do alcoolismo, ajudando no processo de abstinência e também na prevenção de recaídas. Para ter sucesso no tratamento, é importante que o paciente esteja mobilizado a aderir ao uso da medicação, assim como manter um acompanhamento terapêutico.

Procurar por um tratamento oferecido por uma clínica de recuperação é o primeiro passo para que o paciente consiga receber o apoio de profissionais multidisciplinares, conseguindo realizar o tratamento completo, garantindo sucesso na reinserção a uma vida longe do álcool.

Quer saber mais informações? Entre em contato com a gente do Encontre Clínicas.